Notícias

 

Precisa-se de um assessor(a) técnico(a) em Fitoquímica no Estado do Pará para o Projeto: Produção Sustentável e Regularização Fundiária e Ambiental na Amazônia.

  03/11/2017
 


A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH procura:

Assessor(a) Técnico(a) em Fitoquímica no Estado do Pará Projeto “Produção Sustentável e Regularização Fundiária e Ambiental na Amazônia”.


Contexto:

Esta contratação configura o seguimento do Projeto Produção Sustentável e Regularização Fundiária e Ambiental na Amazônia, executado conjuntamente entre as empresas Natura Cosméticos e Symrise, com o BMZ - Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O projeto tem como objetivo promover a regularização fundiária e ambiental, e o uso sustentável de produtos da sociobiodiversidade na Amazônia, e sua implementação se dará através de 4 componentes:

(I) desenvolvimento de novas cadeias produtivas;

(II) inovação nos processos de extração e agregação de valor;

(III) fortalecimento da gestão de empreendimentos da agricultura familiar e povos comunidades tradicionais;

(IV) regularização fundiária e ambiental para agricultores familiares e comunidades tradicionais envolvidos no fornecimento.

Três regiões da Amazônia serão atendidas pelo projeto: Rodovia Transamazônica (no estado do Pará), beneficiando aproximadamente 90 famílias produtoras; Nordeste Paraense, beneficiando aproximadamente 850 famílias; e Ponta do Abunã (na tríplice fronteira entre o Acre, Amazonas e Rondonia), beneficiando aproximadamente 200 famílias.

Como resultados, pretende-se aumentar a diversificação produtiva e agregação de valor, através do desenvolvimento de novas cadeias, beneficiamento e utilização de resíduos desse beneficiamento; promover a melhoria da gestão das organizações de base produtiva e ampliação de mercado; além da regularização ambiental e fundiária, garantindo acesso à terra, trazendo maior segurança fundiária e garantindo acesso a políticas públicas e a linhas de crédito.


Áreas de Responsabilidade

O(a) Assessor(a) Técnico(a) irá integrar a equipe da GIZ e será locado no Estado do Pará, no município de Benevides, nas instalações do Ecoparque, onde se localizam as empresas Natura e Symrise. Sua atuação se dará em todos os componentes do projeto, com ênfase no componente (II) inovação nos processos de extração e agregação de valor.

O trabalho inclui as seguintes responsabilidades:

- Assessorar as equipes da GIZ, Natura e Symrise na execução das atividades previstas no projeto;

- Apoiar a articulação com os parceiros governamentais nos níveis municipal e estadual;

- Apoiar a articulação e relacionamento com as organizações de base parceiras do projeto;

- Participar no planejamento, avaliação e monitoramento de atividades e medidas, bem como na relatoria sobre o progresso das atividades do projeto;

- Contribuir na gestão de conhecimento do projeto.


Principais Tarefas

- Desenvolver e aplicar novas técnicas de processamento de material vegetal após a colheita (e.x. em secagem, armazenamento e manipulação) para aumentar sua qualidade.

- Desenvolver e aplicar técnicas que melhorem ou garanta a qualidade do produto coletado por comunidades.

- Desenvolver e aplicar novas técnicas de processamento de material coletado que melhorem a qualidade e/ou produtividade do produto final extraído.

- Propor e implementar novas técnicas de extração de produtos naturais para aplicação em indústria de cosméticos e de perfumaria.

- Colaborar nos projetos de pesquisa mantendo comunicação e interação constante com as empresas envolvidas, comunidades e instituições de pesquisa

Qualificação, Experiência e Conhecimentos Adicionais.

- Graduação em engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia química, engenharia de processos, biologia ou química;

- Experiência de no mínimo 05 anos com pesquisa em óleos essenciais ou fitoquímica, e pesquisa em campo.

- Desejável experiência em processos de extração;

- Desejável pós-graduação (mestrado e/ou doutorado);

- Desejável experiência de trabalho com desenvolvimento de projetos em equipes interdisciplinares e interinstitucionais;

- Bons conhecimentos na língua inglesa.


Condições de Trabalho

- A sede de trabalho será em Benevides – PA (Ecoparque Symrise).

- Viagens no estado do Pará, Acre / Rondônia, Brasília e São Paulo.

- Regime de contratação: CLT.

- Salário: a combinar.

- Oferecemos um ambiente de trabalho extremamente dinâmico, multicultural e com oportunidades de novas aprendizagens.


Enviar Curriculum Vitae, carta de apresentação com pretensão salarial e duas referências para o email katharina.bohl@giz.de, até o dia 10 de Novembro de 2017. Somente os candidatos escolhidos para formar a lista curta serão contatados.


A GIZ é uma empresa que se preocupa com equidade de gênero. A igualdade de oportunidades para todas e todos, diversidade racial e física são características fundamentais do nosso trabalho. Por isso, informamos que os critérios mencionados serão considerados no caso de empate para essa vaga.